O amor incondicional dentro de um relacionamento

Amor - Casal 10º

Deixo aqui no meu blog, um grande a fantástico artigo.
Mas antes de o postar, aqui no meu blog, convém terem em mente, de que o Amor Incondicional, não nasce, num relacionamento. O Amor Incondicional, é uma escolha, de parte a parte. Ambos têm de o querer vivenciar a dois, escolha após escolha, passo a passo!

***

amor incondicional c O amor incondicional dentro de um relacionamento

Devido a alguns questionamentos e, com o intuito de complementar o texto da semana passada, decidi escrever desta vez, algumas palavras sobre a abertura ao amor incondicional.

A menos que entremos num relacionamento, já com a vida completamente resolvida, o que é raro ou inexistente, é bom que tenhamos consciência que desafios irão surgir, mesmo que de início, não pareça. Fazem parte da nossa evolução.

Estamos habituados a ler romances e assistir filmes cor de rosa e ansiamos por encontrar a princesa ou o príncipe encantado. Afinal quem não gostaria?

A maior parte da cinematografia e da literatura romanesca, propõe amores idealizados, paixões que nada tem a ver com o amor incondicional.

É raro assistir um filme onde um casal após uma discussão, faz silêncio, se recolhe, deixa passar uma noite e, com tranqüilidade, segue em frente no dia seguinte, eventualmente conversando e, por exemplo, se abraçando.

Onde cada um, com humildade e com amor, olha para dentro de si mesmo, observa em que medida contribuiu para que a discussão tivesse acontecido. Onde cada um assume sua parte, fortalecendo a relação, porque cada um reforçou o amor por si mesmo e assumiu sua responsabilidade no sucedido.

amor de verdade O amor incondicional dentro de um relacionamento

Só assim se constrói um relacionamento de verdade, duradouro e baseado no amor incondicional.  Em vez disso, as propostas que nos são apresentadas na maioria das vezes são, cada um em seu canto, com sua razão, criando uma barreira entre os dois, que muitas vezes leva a separação.

Não adianta de nada haver conversas e compromissos, se não houver disponibilidade para fazer auto-reflexão, eliminar as tensões criadas e ir ao encontro das causas da dificuldade e resolvê-las. E isso exige também algum tempo até encontrar o fio da meada e o desenlear. Entretanto é importante que haja compreensão e amor de parte a parte, os quais irão facilitar e acelerar o processo.

Na vida real iremos sempre relacionarmos com a pessoa que nos irá colocar os desafios que necessitamos para evoluir. Mesmo que você diga que não quer evoluir, você está aqui para isso, concorde ou não, e as situações virão ao seu encontro.

Entramos num relacionamento com vários aspetos de nossa vida por resolver.

Amor incondicional1 O amor incondicional dentro de um relacionamento

Diria até que, em geral, quanto maior o número de dificuldades com a parceira (o), maior o número de dificuldades conosco mesmos. Não existe relacionamento onde o outro é que tem os problemas, mesmo naqueles casos em que parece evidente.

Por exemplo, às vezes, uma mulher casada com um indivíduo viciado em álcool, é vista como uma mulher que teve azar na vida, que não merecia viver aquela situação, que sofre, se lamenta, se sente impotente sem saber que fazer. Já o marido, coitado, não larga o álcool nem por nada. O grande culpado, ela a vítima.

Quando aprofundamos o caso, verificamos freqüentemente que alguém na sua família, de quem ela muito gostava ou, de quem não gostava e julgava, por beber e por seus eventuais maus tratos aos outros, o pai ou o avô, também tinha esse mesmo vício. E que a senhora, por identificação ou, por não suportar e guardar sentimentos negativos em relação a seu pai ou avô, acabou por atrair para sua vida alguém exatamente igual…

Aquilo que parecia certo em primeira análise, afinal não é tão certo e o marido apenas está a repetir o padrão que ela precisa integrar.

amor incondicional 2 O amor incondicional dentro de um relacionamento

Este é apenas um pequeno exemplo, que mostra que, dentro de uma relação, somos sempre, ambos responsáveis por aquilo que se passa dentro dela, mesmo quando não parece.

Na vida sempre há duas opções, ou meter a cabeça na areia, ou olhar olhos nos olhos e resolver o que houver para resolver. Cabe a cada um decidir o que fazer!

Alimentar, adiar ou fugir de um desafio, é perpetuá-lo e criar condições para futuras novas dificuldades.

Habituados a ver desgraças através das televisões, jornais, a estar acompanhados de pessoas negativas, etc. esquecemo-nos de manter o foco no amor e no que de bom há na vida e em cada um de nós.

Estamos muito habituados a enfocar naquilo que o outro faz de errado ou naquilo que falta, em vez de reconhecermos e agradecermos aquilo que temos.

A maioria dos relacionamentos tem muito mais aspetos positivos do que negativos, senão não teria começado e se desenvolvido. Então por quê enfocar no negativo?

Amor incondicional O amor incondicional dentro de um relacionamento

Este é o exercício do amor incondicional, assumir-se como ser humano imperfeito que partilha a vida com outro ser humano, igualmente imperfeito! Ambos no caminho do aperfeiçoamento.

O amor incondicional, como o próprio nome diz é sem condições e sem condições, é sem condições…

Ele vai nascendo se o formos cultivando, abrindo nosso coração.

A dificuldade é que quando abrimos o coração e antes de nos estabilizarmos no amor incondicional, vão saindo mágoas, tristezas angústias passadas e estas, intrometem-se na experiência que estamos a ter, podendo causar confusão e dificuldades.

A maior parte das situações que levam a desacordos ou discussões, por si mesmas, não vale nada e resulta do que acabei de descrever. São apenas a gota de água que faz o copo transbordar. Ao hipervalorizamos essas situações e ao agarrarmo-nos a elas, nos afastamos ainda mais do parceiro, em vez de as utilizarmos para evoluir e nos aproximarmos.

Amor Incondicional O amor incondicional dentro de um relacionamento

Um aspecto a ter em conta na maioria dos casos em que há discussões, é que você só se magoa com quem você ama. Você só se magoa por amor, porque não gostaria que as coisas fossem desta ou daquela maneira. A pessoa é importante para você. De outra forma você não valorizaria nem se importaria tanto.

Este é o momento ideal para expandir seu amor, fazer esse exercício de torná-lo incondicional. Virar a polaridade, mudar o foco. Observar que afinal são dois seres humanos imperfeitos que, de vez em quando manifestam aspetos egóicos, ocultos e automáticos.

Só o amor incondicional aproxima!

Pessoalmente passei recentemente por duas ou três experiências deste tipo que me trouxeram a uma inesperada expansão de consciência e que não foram inicialmente, nada fáceis de assimilar e ultrapassar. Foram elas que me levaram a ver qual a fonte de todas as outras experiências similares que tive ao longo da minha vida e, também me levaram a me desligar dessa fonte.

Partilho a experiência, porque acredito que é comum a muita gente. Essa experiência tem a ver com o abandono de mim mesmo, cedo na infância, por amor a um dos progenitores o que me levou a me identificar com ele e a ficar reproduzindo seus padrões até há pouco tempo.

amor incondicional d O amor incondicional dentro de um relacionamento

Não há culpa de nenhuma das partes, são apenas situações da vida e próprias da maioria das crianças.

Foi quando me desliguei dessa fonte que observei o mecanismo egóico a funcionar na minha relação. A nossa experiência de infância é semelhante e ainda não tinha percebido isso antes.

Por isso nossos egos reagiram fortemente!!!

Se não tivessem acontecido estas situações, talvez fossemos passar mais uns anos repetindo estes padrões que vem desde bem cedo em nossas vidas…

Então se você se encontra numa situação desconfortável em relação a alguém que você ama, retire o foco do negativo, da expectativa, daquilo que o outro não é (o ego) e enfoque-se definitivamente no amor, compreendendo que o relacionamento é uma experiência de crescimento mútuo, onde às vezes há dias infelizes para um e outras vezes infelizes para o outro!

E isso é natural enquanto não se removem todas as causas que levam a esses momentos desagradáveis. É uma prova de maturidade passar através das dificuldades juntos, até alcançar o amor incondicional.

Só o amor incondicional nos pode levar a um relacionamento feliz!

Fonte: Descondicionamento

Esta entrada foi publicada em Amor incondicional, Descondicionamento, O amor incondicional dentro de um relacionamento com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s