O Quinto Estágio do Amor : A Entrega e o Desapego

Amor - Casal 22º

Texto de Deepak Chopra, que vale muito a pena ser lido!

***

A Lei da Entrega diz que se perder em outra pessoa é a melhor maneira de encontrar o verdadeiro eu. A entrega é o resultado de abdicar das últimas reivindicações do ego quanto à separação. A entrega e o desapego abrem a porta para o milagroso, porque os milagres existem fora da esfera do eu, do mim e do meu. Muitas pessoas equiparam erroneamente o apego ao amor, quando na verdade, o apego as priva do amor. O apego interfere em todas as situações, perguntando: ” O que vou lucrar com isto? O que eu vou obter?” Esse impulso de possuir as coisas tem origem no medo, e o medo é o oposto ao amor. O apego é sempre exclusivo, e o amor não impõe exigências. O desapego é um estado de liberdade que preserva e aumenta o nosso amor por outra pessoa. O apego sempre busca controlar, e as pessoas controladoras temem profundamente o abandono. Na verdadeira entrega, nunca sentimos a necessidade de controlar, bajular, convencer, intimidar, manipular, insistir, implorar ou seduzir. Sabemos como permitir, e nessa permissão, convidamos o amor a aproximar-se e criar milagres.

No estado de entrega e desapego, as pessoas que amam exibem certas características:

  • Recusam-se a seguir os impulsos de raiva e medo.
  • Acreditam que o universo está do lado delas.
  • Formam os seus desejos nas profundezas do coração e observam o eu superior torná-los realidade.
  • Acreditam que são suficientes como são.
  • Ficam cuidadosas em relação à ternura e à delicadeza dos seus amantes com os outros.
  • Colocam toda a sua energia amorosa em cada situação.
  • Cultivam a paz e o silêncio interior.
  • Entendem que nada jamais é perdido, apenas transformado. Os componentes da vida mudam de um plano para outro sem distorcer o delicado equilíbrio da vida.

Quando alguém me pergunta como tornar meu relacionamento ” mais espiritual “, penso nesse modelo. Acho que a entrega está muito próxima da santidade. Na verdade, não consigo enxergar nenhuma delimitação entre elas. Lamentavelmente a espiritualidade ocidental separou as duas, tornando os amantes e os santos, espécies separadas no reino humano. Se você for suficientemente afortunado para seguir o caminho do amor até que ele alcance a entrega, esse estágio lhe provará que esse cisma é falso e prejudicial para o amor. Entregar-se á outra pessoa é o mesmo que entregar-se ao espírito, porque se você se der apenas como uma pessoa à outra, o resultado final será uma espécie de escravidão entre as duas personalidades, dois egos. Entretanto, se você se entregar na intimidade, onde tudo é conhecido e aceito, não existirá nenhuma questão de personalidade. Você estará se doando à verdadeira essência da existência, que tradicionalmente tem sido chamada de eu. No Upanishad Brihadarunyaka, no qual um rei e uma rainha discutem o amor ideal, o marido lembra à esposa: ” Tenha em mente que você não me ama, você me ama em consideração ao eu. Você não faz nada por mim, você faz tudo em consideração ao eu.” Neste espírito, entregar-se ao outro é o ato mais egocêntrico que você pode executar; o segredo é que o seu eu e a pessoa que você ama são um só.

Em resumo a entrega confere ao amor a experiência do intemporal. Acarreta a morte do ego. Promove o ingresso no mundo dos mistérios, que se expande como o lar da pessoa amada, mas depois se revela como um lugar aberto a todos que são suscetíveis de desapego.

KAMA SUTRA – As Sete Leis Espirituais do Amor – Deepak Chopra

Fonte: http://www.ritacamargo.com.br/news/o-quinto-estagio-do-amor-a-entrega-e-o-desapego/

Esta entrada foi publicada em A Entrega e o Desapego, Deepak Chopra, Desapego, Entrega, O Quinto Estágio do Amor com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.